O hipotireoidismo NÃO é causa de obesidade

O hipotireoidismo NÃO é causa de obesidade

Endocrinologista da SBEM-SP explica a associação com ganho de peso

Um dos grandes mitos acerca do hipotireoidismo é de que ele faz o paciente engordar. “Embora o ganho de peso seja uma das manifestações clínicas dessa disfunção da tireoide, existem inúmeros pacientes que não apresentam este sintoma. Quando há ganho de peso, ele é relativamente pequeno, geralmente de cerca de 2 Kg, e o tratamento reverte totalmente este efeito do hipotireoidismo”, explica Dra. Laura Ward, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP).

O hipotireoidismo causa um aumento de volume da tireoide e queda na produção dos hormônios tireoidianos chamados T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Apesar de mais comum em mulheres, a disfunção pode ocorrer também em homens e até crianças, ou seja, independe da idade.

A endocrinologista explica que o que faz o paciente engordar é o modo como ele se alimenta. O hipotireoidismo diminui o metabolismo, que fica mais lento e o corpo com menos energia e isso sim pode colaborar para ganho de peso, uma vez que o paciente passa a gastar menos essa energia, “Mas se ele ingerir alimentos em menor quantidade e mantiver uma dieta equilibrada, não vai engordar, além de ser muito importante a realização de atividades físicas. Vale lembrar que a retenção de líquidos pode ocorrer em alguns casos. Mas não é correto culpar o hipotireoidismo pela obesidade”, conta a vice-presidente da SBEM-SP.

O tratamento é realizado com a reposição do hormônio da tireoide chamado levotiroxina sintética. Entre os principais sintomas estão: depressão, desaceleração dos batimentos cardíacos, intestino preso, menstruação irregular, diminuição da memória, cansaço excessivo, dores musculares, sonolência excessiva, pele seca, queda de cabelo, discreto ganho de peso e aumento do colesterol no sangue.

Sobre a SBEM-SP

A SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo) pratica a defesa da Endocrinologia, em conjunto com outras entidades médicas, e oferece aos seus associados oportunidades de aprimoramento técnico e científico. Consciente de sua responsabilidade social, a SBEM-SP presta consultoria junto à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, no desenvolvimento de estratégias de atendimento e na padronização de procedimentos em Endocrinologia, e divulga ao público orientações básicas sobre as principais moléstias tratadas pelos endocrinologistas.