Rio de Janeiro recebe a Caminhada pela Alergia
#semanamundialdealergia2018
#semanamundialdeIDP2018
No próximo domingo, 15 de abril, a partir das 10 horas, a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) Regional Rio de Janeiro realizará a Caminhada pela Alergia. O evento marca as comemorações da Semana Mundial de Alergia, que traz como tema central “Dermatite Atópica: Uma Coceira que Causa Erupções na Pele”, e também da Semana Mundial de Imunodeficiências Primárias (IDPs), com o tema “Meu Futuro Começa com Investigação e Diagnóstico Precoces das IDPs”.
“Queremos levar informação e conscientização para as pessoas, para que possam procurar o especialista e, a partir daí, terem um diagnóstico correto e o tratamento adequado”, diz a Dra. Norma Rubini, Presidente da ASBAI.
Dermatite Atópica (DA) – tem origem genética e é considerada crônica, caracterizada por pele seca, que coça bastante, deixando a pele vermelha e muitas vezes formando feridas, em razão dessa coçadura intensa. A DA se caracteriza por um processo inflamatório da pele com períodos de melhora alternando com períodos de piora, com intervalos que vão de meses ou anos entre uma crise e outra, mas quando mais grave pode manter coceira e feridas continuamente. É mais comum na infância, com início após os três meses de idade.
Abaixo algumas dicas que podem auxiliar o tratamento e controle da DA. São elas:
– Manter a hidratação da pele contínua mesmo que esteja bem, no período fora de crise.
– Não tomar remédios por conta própria e não passar produtos na pele, sem orientação médica.
– Usar roupas leves. Evitar roupas apertadas e de cor escura no verão. Preferir tecidos de algodão e malhas. Evitar tecidos sintéticos, lycra ou jeans.
– Banhos de sol devem ser, de preferência, nas primeiras horas da manhã ou ao entardecer. Ao sair da piscina ou praia, tirar a roupa molhada e tomar um banho rápido, com aplicação de creme hidratante em seguida. Usar protetor solar sempre que se expuser ao sol.
Imunodeficiências Primárias (IDP) – ocorrem em pessoas nascidas com o sistema imunológico deficiente em algum setor e manifestam-se por meio de infecções comuns como otites, pneumonia, sinusites, entre outras. São mais de 300 doenças diferentes e, por isso, a prevalência varia muito.
Suspeita-se do diagnóstico das IDPs sempre que há processos infecciosos graves ou difíceis de tratar e/ou muito frequentes e/ou por agentes infecciosos não comuns. Febre, sinais de inflamação sem infecções ou doenças autoimunes em crianças pequenas também são sinais de alerta.
Caminhada pela Alergia
Data: 15 de abril de 2018
Local: Parque dos Patins – Lagoa Rodrigo de Freitas – RJ
Horário: Concentração às 10 horas
Sobre a ASBAI
A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia existe desde 1972. É uma associação sem finalidade lucrativa, de caráter científico, cuja missão é promover a educação médica continuada e a difusão de conhecimentos na área de Alergia e Imunologia, fortalecer o exercício profissional com excelência da especialidade de Alergia e Imunologia nas esferas pública e privada e divulgar para a sociedade a importância da prevenção e tratamento de doenças alérgicas e imunodeficiências. Atualmente, a ASBAI tem representações regionais em 21 estados brasileiros.
Serviço
Twitter: @asbai_alergia
Facebook: Asbai Alergia
www.asbai.org.br