Chegou a hora de tirar casacos do armário
Conheça as dicas para prevenir o ácaro na sua casa
Outono e Inverno estão aí, é hora de começar a tirar dos armários cobertores e casacos. Mas cuidado, pois o ácaro pode estar escondido lá e desencadear crises de rinite e asma.
Com o diagnóstico do alergista em mãos, a sua saúde pode ganhar um aliado muito importante na prevenção das crises de rinite e asma: o controle ambiental, ou seja, retirar do ambiente o alérgeno desencadeador dessas doenças.
Segundo Dr. Fábio Morato Castro, diretor da Clínica Croce, especializada no diagnóstico e tratamento nas áreas de Alergia, Imunologia, Otorrinolaringologia, Endocrinologia e Reumatologia, vivemos cerca de 92% a 98% de nossas vidas dentro de um ambiente fechado. Desses, 60% dentro de casa, sendo 40% no quarto. Assim, o primeiro lugar que deve passar pelo controle ambiental é o quarto de dormir.
Dr. Fábio elenca os cinco principais alérgenos causadores da rinite e asma. São eles:
1 – Ácaro, aquele bichinho invisível que vive na poeira domiciliar.
2 – Animais domésticos, como cachorro e gato.
3 – Fungos e bolor.
4 – Restos de insetos, como a barata.
5 – Pólen, em algumas regiões do país, mais no Sul.
Como tirar o ácaro da sua casa?
- O ácaro precisa de três combinações ideais para sobreviver: umidade, temperatura e ambiente escuro. O sol é o inimigo número 1 do ácaro, portanto, a dica é manter a casa aberta, ventilada e deixar entrar a luz solar. “O melhor lugar para o ácaro se esconder é o colchão, porque lá são encontradas todas as condições favoráveis a ele, inclusive pele humana, a fonte de alimento do ácaro”, ressalta o diretor da Clínica Croce.
- O guarda-roupa é outro ponto focal, já que existe o hábito de deixar as blusas e cobertores nos armários durante meses e apenas retirá-los com a chegada do Inverno. Segundo o especialista, está errado. Acabou o inverno, lave blusas de frio e cobertores e embale-os para proteger dos ácaros.
- Aspire o ambiente com frequência, com aspiradores preparados e que possuam filtros. Use capas protetoras de travesseiros e colchão e retire objetos que acumulem poeira, deixe o ambiente mais ‘clean’. Tudo isso ajudará no controle do ácaro.
- No caso de alergia a animais domésticos, a dica do Dr. Fábio Castro é não deixar o animal frequentar o quarto e nem dormir na cama, lembrando que passamos 40% de nossa existência dentro dos dormitórios.
- Para combater o mofo, utilize produtos especiais para limpeza com ação anti-mofo.
- Para evitar restos de insetos (como baratas), aspire a casa com frequência e dedetize o ambiente.
Sobre a Clínica Croce – Formada por especialistas da USP e UNIFESP, desde 1973 a Clínica Croce oferece diagnóstico e tratamento nas áreas de Alergia, Imunologia, Endocrinologia, Endocrinologia Pediátrica, Otorrinolaringologia e Reumatologia.
Fundada pelo Prof. Dr. Júlio Croce, um dos primeiros médicos da Universidade de São Paulo a fazer especialização no tratamento das doenças alérgicas no Brasil e um dos fundadores da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI). Em 1998, ele passou a direção clínica para o Prof. Dr. Fábio F. Morato Castro, que implantou o Centro de Imunizações.
Serviço:
Facebook: https://www.facebook.com/clinicacroce/
Instagram: https://www.instagram.com/croceclinica/
Youtube: http://bit.ly/CroceYoutube