Apartamentos estão encolhendo para atender a procura do novo comprador
“A preocupação dos empreendedores hoje não é a crise, mas o tipo de imóvel que vão lançar”, comenta Marcus Araujo, presidente e fundador de empresa líder em inteligência para o segmento imobiliário.
Os novos modelos de famílias impactam no tamanho da área: apartamentos reduziram em até 15% a área privativa (a estimativa é de 25% de redução em 2025), essa redução chega em 50% quando se tratam das casas. Vida digital com menos circulação dentro dos espaços e aumento de encargos para contratação de serviços domésticos são outros fatores que impactam nessa redução.
De acordo com Araujo, o conceito de morar hoje está mais atrelado a um serviço. Há o perfil da impermanência e da mobilidade dos imóveis, que reduzem a burocracia que engessa o mercado. “Estamos vivendo a cultura do desapego, que valoriza uso e não posse. É um novo perfil de consumidor que precisa de um serviço que não fique atrelado aos vencimentos de contratos para mudar de um imóvel ao outro”.
As mudanças que afetam o comportamento do consumidor e que a indústria imobiliária precisa se atentar são:
– Comprador de hoje fica conectado de oito a nove horas por dia;
– Cerca de 96% desse público-alvo têm um smartphone na mão;
– Mulher é a chave do produto imobiliário, já que inserida no mercado de trabalho, tem cada vez menos filhos;
– Novos casais tem um filho (e um pet): as três pessoas ficam conectadas;
– Essas famílias pagam mais caro para ter menos matéria-prima e maior valor agregado: espaços compartilhados precisam apostar na decoração e em equipamento de primeira linha (exemplo: academias equipadas).
Corretores capacitados a entender esses novos hábitos e perfil do cliente digital estabelecem uma jornada de maior confiança nos negócios, promovendo a chamada comunicação inbound, que é responder às perguntas desses compradores antes mesmo de elas serem feitas.
Tendência aponta para produtos imobiliários mais enxutos: as plantas com um dormitório estão mais em alta que as com quatro dormitórios. Com o conceito de coliving, a aposta está em áreas privativas menores com espaços que possam ser compartilhados dentro de um prédio, como lavanderias e área coworking para citar exemplos.
A varanda gourmet ganha uso ampliado. O conceito “vida de varanda” já engloba uso desse espaço para o home office, além de ser a área da família se reunir durante as refeições. A varanda gourmet será uma protagonista dos próximos dois a três anos nos apartamentos. A área interna procurada é menor, mas esse espaço ganha destaque, segundo Araujo.
Alguns desses imóveis, de acordo com o executivo, disponibilizam carros elétricos, motos e bicicletas no estilo compartilhamento. “No passado a área de lazer tinha pelo menos 60 itens. Hoje ela está reduzida a 12 itens para atender ao novo consumidor”. As pessoas querem menos metragem, porém mais significado e serviço para o empreendimento imobiliário.
Marcus Araújo é palestrante do Digital Real Estate Brazil, palco exclusivo sobre indústria imobiliária da Expo Digitalks, que acontece de 28 a 29 de agosto no Transamérica Expo.
Digital Real Estate Brazil
Quando: Dias 28 e 29 de agosto
Horário: das 9 às 18 horas
Local: Transamérica Expo – Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro/SP
Inscrições: https://digitalks.com.br
Informações: e-mail forum@digitalks.com.br ou telefone (11) 3159-1458
Cupom de 20% de desconto para profissionais do mercado imobiliário
Sobre o Digital Real Estate Brazil
O Digital Real Estate Brazil é um dos palcos do Digitalks e é o maior evento imobiliário fora do setor. Com curadoria de Daniel Rosenthal e Edvaldo Corrêa, executivos expoentes do mercado imobiliário que dialogam com toda cadeia do setor: corretores, sindicatos, associações, conselhos regionais, empresas privadas, congressos, fóruns setoriais e universidades. O Digital Real Estate Brazil conta com apoio especial de: Datastore, Sistema COFECI-CRECI, Avalion, Casafy e Facilita.
Assessoria de Imprensa do Digital Real Estate Brazil –
Gengibre Comunicação – (11) 94466-0408 (ligação e WhatsApp)
Regiane Chiereghim: regiane@gengibrecomunicacao.com.br
Débora Torrente: debora@gengibrecomunicacao.com.br
Patrícia de Andrade: patricia@gengibrecomunicacao.com.br
Sobre o Digitalks
O Digitalks é a principal empresa brasileira que leva conhecimento e oportunidades de negócios por meio de diversas atividades anuais, preparando pessoas e transformando empresas para a nova realidade digital. Em 10 anos, realizou eventos, fóruns e meetings em todas as capitais do Brasil e contou com a edição internacional, o Expo Fórum Digitalks Portugal 2019.