logo
Populate the side area with widgets, images, navigation links and whatever else comes to your mind.
18 Northumberland Avenue, London, UK
(+44) 871.075.0336
[email protected]
Follow us

Escolas do MS recebem treinamento para identificar anafilaxia

Escolas do MS recebem treinamento para identificar anafilaxia

A reação alérgica mais grave pode levar a óbito se a aplicação da adrenalina autoinjetável não for realizada

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia Regional Mato Grosso do Sul (ASBAI-MS) está levando às escolas de Campo Grande o projeto “Anafilaxia no Ambiente Escolar”. Estatísticas apontam que a escola, junto com a residência e o restaurante, é onde acontece a maioria dos casos de anafilaxia em crianças.

Com aula teórica e prática, os especialistas em Alergia e Imunologia da ASBAI-MS proporcionam treinamento a todos os colaboradores da escola para que possam reconhecer as reações alérgicas, incluindo a mais grave delas – a anafilaxia.

A anafilaxia é uma reação alérgica grave que ocorre rapidamente envolvendo vários órgãos ao mesmo tempo, tendo como causas alimentos, medicamentos e ferroadas de insetos como vespa, abelha, marimbondo e formiga de fogo. Nos adultos, a anafilaxia é mais rara em comparação com as crianças, que apresentam o dobro de frequência em reações alérgicas alimentares.

As primeiras escolas que participaram do projeto demonstraram grande interesse em aprender a lidar com essa emergência médica. “Para auxiliar no treinamento, contamos com um boneco-mascote, o CD4, que nos ajuda a demonstrar o uso correto dos dispositivos autoinjetáveis de adrenalina, além das melhores formas de posicionar a criança, de acordo com cada faixa etária, tanto para a aplicação da medicação quanto para a remoção segura”, conta o presidente da ASBAI Regional Mato Grosso do Sul, Dr. Adolfo Adami.

A Dra. Fátima Rodrigues Fernandes, presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), acredita que esses treinamentos podem se espalhar por todo País, por meio das outras 22 regionais ASBAI. “Precisamos com urgência da aprovação da canetaautoinjetável de adrenalina (epinefrina), medicamento de 1ª linha, imprescindível no tratamento da anafilaxia e que precisa ser administrada o mais rapidamente possível após o início da reação alérgica”, alerta a presidente.

Sobre a ASBAI

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia existe desde 1972. É uma associação sem finalidade lucrativa, de caráter científico, cuja missão é promover a educação médica continuada e a difusão de conhecimentos na área de Alergia e Imunologia, fortalecer o exercício profissional com excelência da especialidade de Alergia e Imunologia nas esferas pública e privada e divulgar para a sociedade a importância da prevenção e tratamento de doenças alérgicas e imunodeficiências. Atualmente, a ASBAI tem representações regionais em 23 estados brasileiros.