Ventilação não invasiva melhora a vida de portadores da ELA
Doença acomete cerca de 12 mil pessoas no Brasil
A ventilação não invasiva (VNI) melhora os sintomas da insuficiência respiratória de pacientes com doença neuromuscular de uma maneira em geral. A esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença que causa degeneração do sistema nervoso, acarretando paralisia motora progressiva e irreversível, tem em sua evolução complicações respiratórias, fazendo com que o paciente necessite de suporte ventilatório, seja ele não invasivo ou invasivo.
“Em um estudo recente (European Journal of Neurology, dez 2017), a ventilação não invasiva (VNI) usada precocemente em pesosas com ELA melhorou a sobrevida e a qualidade de vida desses pacientes que apresentavam insuficiência respiratória sem comprometimento bulbar. Durante a VNI são utilizadas máscaras nasais e faciais que são hoje anatomicamente adaptáveis, proporcionando um tratamento mais efetivo, com menor risco de infecção quando comparado com a ventilação invasiva, melhorando assim a qualidade vida de quem tem insuficiência respiratória derivada de doenças neuromusculares”, conta Claudia Albertini, Fisioterapeuta, Doutora em Fisiopatologia Experimental pela FMUSP e Gerente Clínica para a América Latina da ResMed, empresa líder em dispositivos conectados para distúrbios do sono.
A ventilação não invasiva melhora os gases arteriais e os sintomas associados à insuficiência respiratória dos portadores da ELA, doença que acomete cerca de 12 mil pessoas no Brasil, de acordo com dados do Instituto Paulo Gontijo, sendo 1,5 casos novos por ano a cada 100 mil habitantes. Entre os benefícios da ventilação não invasiva estão: menos sensação de fraqueza, melhor deglutição, diminuição da dispneia (dificuldade de respirar caracterizada por respiração rápida e curta), menor sensação de fadiga e sonolência, menos dores de cabeça matinais, melhor concentração e melhora no humor.
Doença neuromuscular (DNM) – termo genérico que abrange muitas doenças que prejudicam a função muscular, seja por patologias intrínsecas do músculo, ou através de patologias do sistema nervoso. Alguns pacientes com DNM são caracterizados por um progressivo comprometimento muscular levando a: perda de mobilidade, uso obrigatório de cadeira de rodas, dificuldades de engolir, fraqueza dos músculos respiratórios, morte por insuficiência respiratória.
Líder no relacionamento entre pacientes e prestadores de serviços médicos, por meio da saúde conectada, “a ResMed ajuda mais de 5.2 milhões de pessoas no mundo inteiro a respirarem melhor por meio de uma série de produtos para sono e ventilação de uso hospitalar ou residencial com monitoramento remoto”, declara Gerardo Ferrero, Gerente de vendas da ResMed Brasil. A empresa é um dos destaques da 25ª edição da Hospitalar 2018, que acontece entre os dias 22 e 25 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo
Hospitalar 2018
Data: 22 a 25 de maio
Horário: das 11 às 20 horas
Local: Pavilhão Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – SP
A plataforma AirView™ e os dispositivos ResMed podem ser encontrados nos seguintes stands:
– VitalAire
– Lumiar
– JG Moriya
– White Martins
– ASSOBRAFIR
O credenciamento para obter mais informações sobre as soluções ResMed durante a Hospitalar 2018 pode ser feito pelo e-mail: imprensa@gengibrecomunicacao.com.br ou (11) 94466-0408.
Sobre a ResMed – A ResMed (NYSE: RMD, ASX: RMD) é uma empresa de saúde líder conectada com mais de 5.2 milhões de dispositivos na nuvem para monitoramento remoto diário de pacientes, mudando vidas a cada respiração. Seus dispositivos premiados e soluções de software ajudam a tratar e controlar a apneia do sono, doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças respiratórias. A ResMed já mudou, significativamente, mais de 12 milhões de vidas. Sua equipe conta com 6 mil membros que trabalham com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, reduzir o impacto da doença crônica e economizar custos relacionados aos cuidados de saúde em mais de 120 países. Informações: https://resmed.com/pt-br/consumer.html
Sobre a Hospitalar – Principal feira multissetorial de saúde das Américas e segunda maior do mundo. Apresenta os mais importantes lançamentos da indústria brasileira e internacional de produtos e serviços médicos e hospitalares. Atua também como grande fórum do setor na América Latina, discutindo temas ligados à gestão dos estabelecimentos de saúde, tendências de mercado e do sistema de atendimento médico no Brasil e no mundo. São 1.200 empresas expositoras do Brasil e do exterior. São 82 mil m2 e uma expectativa de 90 mil visitas. Dirigentes de hospitais, clínicas e laboratórios, médicos, enfermeiros, dentistas, distribuidores, empresários, profissionais que influenciam e decidem compras em estabelecimentos de saúde, compradores internacionais, lideranças setoriais, pesquisadores do setor de saúde, professores e estudantes de medicina estão entre o perfil que visita a Hospitalar.
Informações: www.hospitalar.com