Assessor de Imprensa: Metamorfose Ambulante
Como tudo na vida se transforma, não poderia ser diferente com o jeito de se fazer assessoria de imprensa. Há quem diga que a profissão está morrendo, com os dias contados, mas eu acredito que ela só está passando por um momento de mudança no “como fazer”.
Escrever press release, disparar para os colegas das redações e fazer follow. Agora, acrescente aí o Content Marketing e o tão comentado SEO – Search Engine Optimization, que significa otimização para mecanismos de busca.
Pessoas…vocês já perceberam como têm cursos relacionados ao tema correndo soltos por aí e direcionados a nós, jornalistas? Eu mesma acabei de fazer dois deles e amanhã vou para o terceiro. Muita redação de conteúdo recheado com palavras-chaves definidas depois de muita pesquisa da persona, da área de atuação, do produto/serviço, etc…
Sim! O assessor de imprensa hoje precisa estar atento à geração de muito, mas muito conteúdo, que é – sem dúvida – mais uma ferramenta essencial na ciranda de tarefas do profissional. Somado a isso o storytelling no blog, sites e redes sociais. Sim, nas redes sociais é muito bacana e dá para fazer.
Nossos colegas de redação buscam pautas e atratividade também fora de e-mails e nas conversas de follow.
Não vamos recriar a roda, mas deixá-la com mais brilho e, por que não, atraente? É o renascimento do assessor de imprensa.