Cinco coisas para saber sobre a testosterona baixa nos homens
Dia 15 e junho é o Dia Nacional do Homem
Essencial para boa saúde dos músculos e ossos, a testosterona ajuda na disposição e na função sexual do homem. Mas ela pode estar em baixa, por isso os endocrinologistas alertam para cinco fatos importantes.
1 – Cerca de 25% dos homens podem apresentar deficiência leve a moderada de testosterona, hormônio produzido pelos testículos desde a puberdade;
2 – Quando a idade avança, esse hormônio vai diminuindo;
3 – Queda da libido, humor depressivo, fragilidade e perda de massa muscular são sintomas da testosterona baixa;
4 – Perda óssea, piora da glicose e disfunção erétil também podem estar associadas com sinais de níveis baixos de testosterona;
5 – O diagnóstico é feito a partir de exames clínicos e laboratoriais.
“A reposição hormonal é avaliada a cada caso e deve ser indicada e acompanhada por um médico especializado em endocrinologia e metabologia. Nunca é recomendado fazer reposição hormonal apenas para fins estéticos, pois os efeitos para saúde são muito prejudiciais”, declara Dra. Carolina Ferraz, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP).
Sobre a SBEM-SP
A SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo) pratica a defesa da Endocrinologia, em conjunto com outras entidades médicas, e oferece aos seus associados oportunidades de aprimoramento técnico e científico. Consciente de sua responsabilidade social, a SBEM-SP presta consultoria junto à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, no desenvolvimento de estratégias de atendimento e na padronização de procedimentos em Endocrinologia, e divulga ao público orientações básicas sobre as principais moléstias tratadas pelos endocrinologistas.
Serviço:
https://www.facebook.com/sbem.saopaulo/
https://www.instagram.com/sbemsp/
https://www.youtube.com/c/SBEMSP
bit.ly/PODCASTSBEMSP