Ozempic x Mounjaro: qual é o melhor no tratamento do diabetes e para o controle de peso?
O Ozempic, nome comercial da semaglutida, promove tanto o controle da glicose quanto a perda de peso. O medicamento age nos centros reguladores do apetite, no nível hipotalâmico e sistema nervoso central e periféricos, através da diminuição da velocidade de esvaziamento gástrico. Isso contribui para uma sensação prolongada de saciedade após as refeições. A semaglutida, além de ser aprovada para o tratamento do diabetes, também é reconhecida sob o nome de Wegovy para o controle da obesidade e do excesso de peso.
“Por outro lado, o Mounjaro representa um avanço significativo no tratamento do diabetes. Esta medicação, conhecida como tirzepatida, combina análogos do GLP-1 com a molécula GIP em uma única estrutura. Esta associação se mostrou superior na perda de peso e controle da glicemia em comparação ao uso isolado de semaglutida. Embora ainda não aprovado com este fim no Brasil, o ZepBound (tirzepatida para o tratamento da obesidade) já está regulamentado nos Estados Unidos”, explica a endocrinologista Dra. Lorena Lima Amato.
A especialista conta que, mesmo antes da aprovação mundial, o Mounjaro começou a ser utilizado para a perda de peso com base em sua segurança e eficácia, similar ao precedente estabelecido pelo uso off-label do Ozempic para controle de peso. “A escolha entre essas medicações deve considerar a tolerância individual a medicamentos como o Wegovy. Além disso, o Mounjaro pode ser uma alternativa, especialmente quando é necessária uma perda de peso mais significativa ou quando os efeitos colaterais da semaglutida são uma preocupação”, orienta Dra. Lorena Amato.
Cada paciente requer uma abordagem personalizada e, segundo a endocrinologista, decidir entre Ozempic e Mounjaro deve contemplar preferências pessoais e os efeitos colaterais, já que cada paciente responde ao tratamento de formas distintas.
Sobre a Dra. Lorena Lima Amato - A especialista é endocrinologista pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), com título da Sociedade Brasileira de Endocrinologia (SBEM), endocrinopediatra pela Sociedade Brasileira de Pediatria e doutora pela USP.