Imunobiológicos para tratamento de asma, urticária crônica e dermatite atópica

Imunobiológicos para tratamento de asma, urticária crônica e dermatite atópica

SUS não disponibiliza o tratamento

#congressoalergia2017

O que são os imunobiológicos e quais doenças alérgicas podem ser tratadas? Esse é um dos temas que será abordado durante a palestra sobre “As Novidades em Doenças Alérgicas”, no 44º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia, que começa no próximo sábado, em Belo Horizonte.

Os imunobiológicos são moléculas terapêuticas de alto peso molecular produzidas por organismos vivos e que atuam contra um determinante específico. Compreendem os anticorpos monoclonais, proteínas de fusão e citocinas recombinantes.

Atualmente, estão licenciados pelo Food and Drug Administration (FDA) –  agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos – imunobiológicos para o tratamento da asma (anti-IgE, anti-IL-5), urticária crônica (anti-IgE) e dermatite atópica (anti-IL-4R).

“Os pacientes com indicação para o uso de anticorpos monoclonais no tratamento de doenças alérgicas são aqueles com formas moderadas a graves da doença e que não respondem ao tratamento padrão recomendado ou que apresentam efeitos adversos graves do tratamento com os medicamentos indicados (corticosteroides sistêmicos, imunossupressores). A indicação deve ser precisa e criteriosa, dependendo de marcadores clínicos e biológicos”, explica a presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), Dra. Norma Rubini, que também será palestrante no 44º Congresso.

Segundo Dra. Norma, as principais contraindicações são a ocorrência de efeitos adversos graves relacionados aos imunobiológicos e o desenvolvimento de anticorpos contra estas drogas. “A aplicação deve sempre ser realizada em ambiente hospitalar e sob a supervisão de médico especializado no manejo destes produtos e das potenciais reações adversas”, alerta a especialista.

O Sistema Único de Saúde (SUS) não disponibiliza anticorpo monoclonal para o tratamento de doenças alérgicas.

 

XLIV Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia

Data: De 21 a 24 de outubro

Local: Minas Centro – Belo Horizonte

Horário: Das 8h30 às 18 horas

Informações: www.congressoalergia2017.com.br

 

Sobre a ASBAI

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia existe desde 1972. É uma associação sem finalidade lucrativa, de caráter científico, cuja missão é promover a educação médica continuada e a difusão de conhecimentos na área de Alergia e Imunologia, fortalecer o exercício profissional com excelência da especialidade de Alergia e Imunologia nas esferas pública e privada e divulgar para a sociedade a importância da prevenção e tratamento de doenças alérgicas e imunodeficiências. Atualmente, a ASBAI tem representações regionais em 21 estados brasileiros.

Serviço
Twitter: @asbai_alergia
Facebook: Asbai Alergia
www.asbai.org.br