SBEM-SP alerta para a aprovação do Projeto de Lei dos Agrotóxicos

SBEM-SP alerta para a aprovação do Projeto de Lei dos Agrotóxicos

Desreguladores podem ter efeito do estrogênio e aumentar o risco de câncer de mama

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP) alerta para o perigo do Projeto de Lei dos Agrotóxicos (PL 6299/2002) aprovado pela Câmara dos Deputados.

A Dra. Tânia Bachega, endocrinologista da SBEM-SP, afirma que a questão é preocupante. Se aprovado o PL, a liberação de vários produtos, sem sabermos se existem estudos suficientes, coloca a população em risco. Já está comprovado que muitos dos agrotóxicos são desreguladores endócrinos e grande parte deles atuam da mesma forma que o estrogênio, o que justificaria a contaminação pela cadeia alimentar. “Os desreguladores endócrinos estão associados à frequência aumentada de alguns tipos de câncer, como o de mama, próstata e intestino grosso. Isso é umas das hipóteses que explica a incidência do câncer de mama muito acima do esperado quando comparado ao crescimento da população, já que o aparecimento do câncer depende de atividade estrogênica”, explica a especialista.

O Projeto de Lei prevê que a palavra “agrotóxico” seja substituída por “pesticida”. Também pede maior agilidade no processo de aprovação para uso de agrotóxicos, além de atribuir ao Ministério da Agricultura o poder do registro de novos produtos sem passar pela aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

Sobre a SBEM-SP

A SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo) pratica a defesa da Endocrinologia, em conjunto com outras entidades médicas, e oferece aos seus associados oportunidades de aprimoramento técnico e científico. Consciente de sua responsabilidade social, a SBEM-SP presta consultoria junto à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, no desenvolvimento de estratégias de atendimento e na padronização de procedimentos em Endocrinologia, e divulga ao público orientações básicas sobre as principais moléstias tratadas pelos endocrinologistas.

Serviço:

http://www.sbemsp.org.br

https://twitter.com/SBEMSP

https://www.facebook.com/sbem.saopaulo/

https://www.instagram.com/sbemsp/

https://www.youtube.com/c/SBEMSP