Vai para os EUA? Aproveite para conhecer as oportunidades de investimento das casas de férias em Orlando

Vai para os EUA? Aproveite para conhecer as oportunidades de investimento das casas de férias em Orlando

Casas temáticas, como esportes e personagens da Disney, são mais valorizadas

Passar férias em Orlando pode ser uma boa oportunidade para conhecer as oportunidades de investimento que a cidade reserva. Para diversificar o portfólio de investimento, mitigando o risco de deixar todas as aplicações em solo brasileiro, não é de hoje que muitos investidores compram imóveis em Orlando com a finalidade de alugá-las para temporada de férias. Porém, é preciso ter em mãos algumas informações para obter um ROI (retorno sobre o investimento) adequado.

Primeiramente, apenas em Orlando é possível investir nesse nicho de imóvel para temporada, pois lá existem contratos de curta temporada que permitem a locação de um dia, uma semana, um mês e até um ano, diferentemente do que ocorre em outros locais dos Estados Unidos. É a opção de investimento que mais atende às expectativas e desejos dos brasileiros. A média de investimento em um imóvel é de US$300 mil, porém para locações de longo prazo há oportunidades a partir de US$160 mil.

O financiamento também é possível, mesmo que seja apenas para investimento e, embora seja burocrático como em todo lugar do mundo, é sistemático, ou seja, é possível saber quando começa e quando termina o processo. O financiamento pode ser feito em 30 anos e a entrada para financiar deve corresponder, em média, a 30% do valor total do imóvel. Os juros ficam em torno de 5,5% ao ano.

A plataforma online InvestUSA360, que reúne informações e serviços para quem quer investir em imóveis ou se mudar para os EUA, tem um programa especial em Orlando com profissionais brasileiros para receber e atender os turistas que desejam conhecer condomínios de férias ou que planejam ir morar definitivamente para o País.

Temas esportivos e personagens da Disney – Ser dono de uma casa de férias é ser dono de um mini-hotel. Mas o que é preciso fazer no imóvel para ele oferecer entre 8% e 10% de retorno anual e em dólar? Além da localização e condomínio com boa estrutura de lazer, a decoração é item de extrema relevância.

“Ela deve seguir os padrões de decoração americanos e europeus, que gostam de cores mais fortes e de temática, ou seja, casas ambientadas com temas esportivos e personagens da Disney são exemplos. A decoração não deve seguir o estilo brasileiro, que vai para uma linha clean, em tons pasteis. Lembrando que quem aluga mais imóveis em Orlando são os próprios americanos, ou seja, o turismo doméstico”, conta Daniel Rosenthal, empreendedor do segmento de imóveis nos EUA e diretor da InvestUSA360.

A decoração custa em média 8% do valor do imóvel. Mas investir um pouco mais do que isso faz a diferença para que taxa de retorno e tempo de ocupação sejam maiores. Segundo Daniel Rosenthal, trata-se de uma recuperação do investimento muito fácil.

Existem empresas especializadas que entregam a casa totalmente decorada no prazo de 30 a 40 dias, incluindo edredons, travesseiros, talheres, louças, equipamentos eletrodomésticos, vasos, quadros, enfim, pronta para o hóspede entrar.

Conheça outras dicas para que seu imóvel esteja sempre alugado:

  • Opte pelas casas acima de 4 dormitórios para investir e não use o imóvel nas épocas mais procuradas pelos turistas. Alguns exemplos: março e abril são meses de alta temporada nos Estados Unidos e, claro, em Orlando, por causa do Spring Break, as férias escolares nos EUA e Canadá.
  • Contrate uma property manager, que são empresas que administram o imóvel. Fazem a promoção do imóvel, o check-in e check-out e toda a gestão, incluindo alguns pagamentos relacionados ao imóvel. Elas custam 20% do valor do aluguel, mas, segundo Rosenthal, são de extrema importância. “Fique com a que ofereça o pacote mais completo de serviços. É diferente de uma imobiliária. Estamos distantes, não conhecemos a cultura e as rotinas do americano”, recomenda.

Imóveis que estão dentro dessa linha descrita acima costumam apresentar uma taxa de ocupação entre 60% e 80%. O tempo de locação depois do imóvel pronto é praticamente imediata.

Sobre Daniel Rosenthal – Empreendedor do segmento imobiliário internacional, Daniel Rosenthal ficou conhecido pela Investir USA Expo, voltado para imóveis no exterior, o maior evento do segmento no Brasil. Atualmente, o empresário é diretor da InvestUSA360, plataforma que reúne especialistas internacionais parceiros nas áreas de imigração, imóveis, investimentos, câmbio, financiamento, impostos e gerenciamento de propriedades, para responder dúvidas e prosseguir com os diferentes processos relacionados a morar ou investir nos EUA. Também é o criador da plataforma Corretor Global e Diretor da Casabranca Negócios Imobiliários.