Hormônio do crescimento não melhora performance de atletas

Hormônio do crescimento não melhora performance de atletas

Endocrinologista comenta estudo

Cada vez mais têm sido divulgados o uso de hormônios para melhora de performance física, atlética, além do uso esteroides anabolizantes e hormônio do crescimento (GH). Esses tipos de medicamentos vêm sendo utilizados por atletas amadores e profissionais com o objetivo de ganho de rendimento e força em suas atividades esportivas específicas, seja musculação ou esportes competitivos.

Mas apesar da divulgada melhora de rendimento, estudo verificou que o GH além de não aumentar o nível de capacidade aeróbica e de energia, pode inclusive reduzir força em alguns atletas.

“O estudo – leia aqui – foi apresentado pelo Dr. Jens Jorgensen durante o último Congresso Brasileiro de Endocrinologia. Retenção de água e dores articulares são alguns dos efeitos adversos, além da perda de rendimento físico. Mais um argumento para que não seja usado GH para fins atléticos”, explica Dr. Felipe Henning Gaia Duarte, diretor da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP).

Os profissionais da SBEM-SP estão à disposição para conceder entrevistas sobre o tema.

 

Sobre a SBEM-SP

A SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo) pratica a defesa da Endocrinologia, em conjunto com outras entidades médicas, e oferece aos seus associados oportunidades de aprimoramento técnico e científico. Consciente de sua responsabilidade social, a SBEM-SP presta consultoria junto à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, no desenvolvimento de estratégias de atendimento e na padronização de procedimentos em Endocrinologia, e divulga ao público orientações básicas sobre as principais moléstias tratadas pelos endocrinologistas.

Serviço:

http://www.sbemsp.org.br

https://twitter.com/SBEMSP

https://www.facebook.com/sbem.saopaulo/

https://www.instagram.com/sbemsp/

https://www.youtube.com/c/SBEMSP