Evento gratuito terá informação sobre alergia alimentar no Rio de Janeiro

Evento gratuito terá informação sobre alergia alimentar no Rio de Janeiro

Orientações sobre sintomas, diagnóstico e tratamento são destaque

Semana Mundial da Alergia começa dia 07/04

#semanamundialdealergia

#alergiaalimentar

Como já é tradição, a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) recebe a população do Rio de Janeiro para passar informações sobre “Alergia Alimentar: Um Problema Global”, tema da Semana Mundial de Alergia, iniciativa da World Allergy Organization (WAO) e que é replicada pela ASBAI no Brasil. A semana especial acontece de 7 a 13 de abril.

No Parque dos Patins, localizado da Lagoa Rodrigo de Freitas, a ASBAI Regional RJ reunirá renomados especialistas em alergia e imunologia e nutricionistas que oferecerão – gratuitamente – palestras e informação sobre alergia alimentar. Para as crianças estão sendo organizadas brincadeiras, gincanas e distribuição de brindes.

E durante toda a Semana Mundial da Alergia serão realizadas palestras, eventos e atividades educativas nas instituições de saúde do Rio de Janeiro:  Hospital do Fundão, Hospital Pedro Ernesto, Hospital Gafrée Guinle, Hospital Servidores, Hospital Municipal Jesus, Hospital do Exército, Hospital da Lagoa, Corpo de Bombeiros. Simultaneamente ocorrerão eventos em Niterói, Rio das Ostras, Petrópolis, Volta Redonda, Campos de Goytacazes, entre outras cidades.

“Alergia Alimentar: Um Problema Global”

Semana Mundial da Alergia

Data: 07/04

Local: Parque dos Patins – Lagoa Rodrigo de Freitas

Horário: Das 9 às 12 horas

O que é alergia alimentar – É uma resposta exagerada do organismo a determinadas proteínas presentes nos alimentos. Envolve um mecanismo imunológico e tem apresentação clínica muito variável, com sintomas que podem surgir na pele, sistema gastrointestinal, respiratório e/ou cardiovascular. As reações podem ser leves, com simples coceira nos lábios, até mais graves, incluindo comprometimento de vários órgãos e potencial risco de óbito.

Considerada um problema de saúde pública, a alergia alimentar está aumentando em todo o mundo. Apesar de poder se manifestar em qualquer época da vida, o quadro geralmente se inicia na infância. Dependendo do alimento e mecanismo envolvidos, a alergia pode se resolver até a adolescência ou persistir por toda a vida.

Sintomas de alergia alimentar – Pelo menos um dos sintomas citados abaixo deve ser apresentado pelo paciente para se desconfiar de uma alergia alimentar:

– Reações cutâneas (vermelhidão na pele, coceira, urticária com ou sem inchaço de olhos, boca, orelhas etc.)

– Reações gastrointestinais orais (coceira nos lábios e céu da boca, inchaço de língua ou de lábios,) e gastrointestinais baixas (dor abdominal, diarreia com ou sem presença de sangue nas fezes, vômitos, refluxo exacerbado)

– Reações nas vias aéreas (congestão nasal, coceira, espirros, tosse, falta de ar, chiado no peito que se iniciam de forma abrupta)

– Reações cardiovasculares (aumento da frequência cardíaca, queda da pressão arterial, tontura, desmaios ou até mesmo perda de consciência)

 

Sobre a ASBAI

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia existe desde 1972. É uma associação sem finalidade lucrativa, de caráter científico, cuja missão é promover a educação médica continuada e a difusão de conhecimentos na área de Alergia e Imunologia, fortalecer o exercício profissional com excelência da especialidade de Alergia e Imunologia nas esferas pública e privada e divulgar para a sociedade a importância da prevenção e tratamento de doenças alérgicas e imunodeficiências. Atualmente, a ASBAI tem representações regionais em 21 estados brasileiros.

Facebook: Asbai Alergia

Instagram: https://www.instagram.com/asbai_alergia/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC2hWbQiFqqyI4bzM7bPhVDw

Twitter: @asbai_alergia

www.asbai.org.br