Jornada sobre alergias dermatológicas reunirá especialistas para discutir casos clínicos

Jornada sobre alergias dermatológicas reunirá especialistas para discutir casos clínicos

Urticária crônica espontânea e urticária crônica induzida, dermatite atópica na criança e no adulto, prurido inespecífico e dermatite de contato são algumas das doenças relacionadas às alergias dermatológicas. Com o objetivo de discutir os casos clínicos e atualizar os especialistas das áreas de Alergia, Imunologia, Pediatria e Dermatologia, a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) realizará, no dia 31de outubro, a 1ª Jornada de Casos Clínicos em Alergias Dermatológicas.

O evento será na sede da ASBAI e reunirá cerca de 200 especialistas. O evento também será transmitido ao vivo e online pela Universidade ASBAI.

Urticária: Cerca de 20% da população apresenta um episódio de urticária em algum momento da vida. Existem dois tipos de urticária: a aguda, que dura menos tempo, no máximo seis semanas, sendo a mais frequente e ocorre, principalmente, nas crianças e adultos jovens. Já a urticária crônica tem duração igual ou superior a seis semanas. Ocorre mais em mulheres entre 25 a 45 anos de idade.

A urticária crônica, por sua vez, pode ser dividida em dois subtipos:

– Urticária crônica espontânea: mais frequente, com lesões que surgem sem que se encontre qualquer fator externo responsável.

– Urticária crônica induzida: quando as lesões são desencadeadas por fatores externos específicos (exemplo frio, calor), identificados pela história clínica e testes de provocação.

Dermatite Atópica (DA) – Atinge cerca de 20% das crianças e 3% dos adultos. É uma doença genética e considerada crônica. A DA se caracteriza por um processo inflamatório da pele com períodos alternados de melhora e piora. Não é contagiosa, e é comum preceder a asma e a rinite. Outros fatores podem desencadear a dermatite atópica, entre eles estão os alimentos, aeroalérgenos (ácaros, fungos, epitélio de animais), perfumes e suor. É mais comum na infância e cerca de 60% dos casos ocorrem no primeiro ano de vida, com melhora gradual até o final da infância.

Dermatite de Contato – Bijuterias, maquiagem e cosméticos em geral podem ser responsáveis por desencadear a dermatite de contato. Dois cuidados são muito importantes para evitar uma reação alérgica: o primeiro é se atentar ao prazo de validade do cosmético porque, neste caso, pode acontecer uma contaminação por fungos, o que não é uma reação alérgica. O segundo é com algumas substâncias que estão no produto e que podem causar alergias.

Se ao passar o cosmético ocorrer coceira, vermelhidão na pele e ardência, é recomendado retirar imediatamente o produto da pele com bastante água fria, sabonete e procurar um especialista para que ele possa fazer o diagnóstico correto e identificar o agente causador da alergia.

 

1ª Jornada ASBAI de Casos Clínicos em Alergias Dermatológicas

Transmissão online e ao vivo: http://bit.ly/AlergiasDermatologicas

Data: 31/10

Horário: 19h

Inscrições: http://www.universidade.asbai.org.br/register

 

Sobre a ASBAI

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia existe desde 1972. É uma associação sem finalidade lucrativa, de caráter científico, cuja missão é promover a educação médica continuada e a difusão de conhecimentos na área de Alergia e Imunologia, fortalecer o exercício profissional com excelência da especialidade de Alergia e Imunologia nas esferas pública e privada e divulgar para a sociedade a importância da prevenção e tratamento de doenças alérgicas e imunodeficiências. Atualmente, a ASBAI tem representações regionais em 21 estados brasileiros.

Serviço
Twitter: @asbai_alergia
Facebook: Asbai Alergia
www.asbai.org.br