Sete dicas para evitar alergia (e outras doenças) durante o Carnaval

Sete dicas para evitar alergia (e outras doenças) durante o Carnaval

Médica alerta para os cuidados durante a folia

“Sprays com espuma, tintas coloridas para cabelo, glitter e outros cosméticos usados no Carnaval podem causar sensibilização, pois ficam muito tempo aderidos à pele. E essa sensibilização pode ser causa de dermatites de contato após novas exposições a essas substâncias”, explica a Dra. Mariele Morandin Lopes, médica alergista e imunologista pela USP.

A alergista, que faz parte da equipe técnina da Clínica Croce, centro de vacinação e infusão de imunobiológicos com especialistas das áreas de Alergia, Imunologia, Reumatologia e Endocrinologia, deixa abaixo sete dicas para que a folia seja aproveitada com muita saúde.

Dica 1 – Se usar produtos cosméticos para colorir a pele, dê preferência aos que sejam aprovados pelo INMETRO, verifique data de validade e lembre sempre de removê-los da pele assim que chegar em casa. Além disso, proteja sempre os olhos e boca, principalmente, das crianças, pois alguns produtos podem ser tóxicos.

Dica 2 – Se viajar para praia, atenção redobrada aos que possuem alergia a camarão. Sintomas como coceira na garganta e no corpo, inchaço da boca e dos olhos logo após ingeri-lo são sintomas importantes de alergia e esses alimentos devem ser evitados assim como outros crustáceos. Quem já sabe ser alérgico leve sempre o kit de emergência orientado por seu médico.

Dica 3 – Ainda falando em viagens, vale lembrar que estamos no Verão e todos ficamos mais suscetíveis às picadas e ferroadas de insetos. Proteja as janelas com telas, se puder, use repelentes e muito cuidado com áreas verdes, pois formigas, abelhas, vespas e marimbondos podem causar sérias alergias.

Dica 4 – Para os pacientes com asma, fica o alerta para respeitar o tratamento nos dias de Carnaval, pois com os horários ‘bagunçados’ por causa da folia muitos esquecem dos cuidados e medicamentos para evitar as crises.

Dica 5 – Antes de verificar o calendário dos blocos de rua, verifique seu calendário de vacinas! Não é apenas o coronavírus que circula por aí: várias outras doenças também são transmitidas pela tosse, espirro e beijo, entre elas, a meningite, portanto, esteja com seu calendário vacinal em dia.

Dica 6 – Higiene é fundamental para evitar transmissão de doenças. Sempre que possível lave as mãos, evite compartilhar copos, latas de bebidas e talheres. Continue fazendo uso do álcool sempre que puder.

Dica 7 – Por fim, hidratação e boa alimentação são sempre recomendadas. Evite o ‘podrão’ no final da folia e dê preferência aos alimentos que não sejam ultraprocessados.

 

Sobre a Clínica Croce – Formada por especialistas da UNIFESP e USP, desde 1973 a Clínica Croce oferece diagnóstico e tratamento nas áreas de Alergia, Imunologia, Endocrinologia, além de atuar também nas áreas de Vacinas e Infusões de Medicamentos.

Certificado GA²LEN – A Croce é ADcare e Ucare: Poucos centros no mundo detém este certificado de excelência reconhecido pela Global Allergy and Asthma European Network concedido a centros que, no mundo, detêm uma qualidade superior no tratamento de doenças, como a Dermatite Atópica e a Urticária.

Serviço:

www.clinicacroce.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/clinicacroce/

Instagram: https://www.instagram.com/croceclinica/

Youtube: https://www.youtube.com/clinicacroce