Vacina influenza de alta concentração possui quatro vezes o antígeno da gripe

Vacina influenza de alta concentração possui quatro vezes o antígeno da gripe

  • Casos da doença aumentam com chegada do Outono e Inverno
  • Alergista alerta para vacinação

 

Com a chegada do Outono, o ar pode ficar mais seco, causando os sintomas típicos da gripe, por isso vale chamar atenção para a necessidade da vacinação. “Quando o indivíduo recebe a vacina contra gripe, o sistema imune gera a defesa contra aquele vírus e, com a memória imunológica, em um próximo contato, a proteção será maior. A Influenza causa surtos e pandemias em diversos momentos e, por ser muito frequente, é ainda mais importante estar protegido. Uma novidade nesse ano é a vacina influenza de alta concentração (quadrivalente), que possui quatro vezes o antígeno e deve ser usada em pessoas acima de 60 anos. Dessa forma, a proteção é maior”, alerta Dra. Paula Natassya Argolo, médica alergista e imunologista pela USP.

A gripe é uma doença que tem um início mais abrupto de febre, dor no corpo, tosse, dor de garganta, coriza, calafrio, dor de cabeça e falta de apetite. O resfriado normalmente é uma doença mais leve, com sintomas mais localizados nas vias aéreas superiores, geralmente sem febre ou com febre baixa.

A gripe é uma doença sazonal e a vacina é produzida todo ano, com base nos subtipos do vírus que mais circularam no ano anterior. Deve ser aplicada idealmente antes do inverno, quando aumentam os casos da doença”, comenta Dra. Paula, que é membro da equipe técnica da Clínica Croce, centro de vacinação e infusão de imunobiológicos com especialistas das áreas de Alergia, Imunologia, Reumatologia e Endocrinologia.

Na rede pública (SUS) existe a vacina trivalente, que protege contra duas cepas A e uma cepa B. Já na rede privada, existe a vacina quadrivalente, que protege contra mais uma cepa B. Importante lembrar que todas as vacinas são inativadas, ou seja, são incapazes de causar a doença no indivíduo.

As gestantes, puérperas, adultos com mais de 60 anos, crianças com menos de 5 anos e pessoas com doenças crônicas podem ter um comprometimento do sistema imune e, assim, desenvolverem formas mais graves da doença, complicações e até mesmo desencadear uma piora das doenças que já existem. Por isso, é ainda mais importante protegê-los.

As reações mais frequentes acontecem no local da aplicação, como dor, vermelhidão e inchaço. Geralmente são reações leves e aplicar compressa no local pode ajudar.

Mais raramente, pode acontecer febre, mal-estar e dor no corpo, que melhoram após alguns dias.

“É muito importante manter as doenças alérgicas crônicas controladas. As vias aéreas são unidas e quando não tratamos a rinite, isso pode ajudar a desencadear uma crise de asma. Pacientes com asma não controlada podem ter crises graves e complicações devido à infecção”, destaca Dra. Paula.

As vacinas são muito importantes para prevenir e erradicar doenças. “Infelizmente, há um movimento antivacina que é perigoso. O indivíduo fica suscetível e também põe em risco toda a população. É importante informar sobre os benefícios da vacinação, esclarecer mitos e incentivar o aumento da cobertura vacinal”, finaliza a médica da Clínica Croce.

 

Sobre a Clínica Croce – Formada por especialistas da UNIFESP e USP, desde 1973 a Clínica Croce oferece diagnóstico e tratamento nas áreas de Alergia, Imunologia, Endocrinologia, além de atuar também nas áreas de Vacinas e Infusões de Medicamentos.

Certificado GA²LEN – A Croce é ADcare e Ucare: Poucos centros no mundo detém este certificado de excelência reconhecido pela Global Allergy and Asthma European Network concedido a centros que, no mundo, detêm uma qualidade superior no tratamento de doenças, como a Dermatite Atópica e a Urticária.

Serviço:

www.clinicacroce.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/clinicacroce/

Instagram: https://www.instagram.com/croceclinica/

Youtube: https://www.youtube.com/clinicacroce