Teste do Pezinho Ampliado diagnostica e salva vidas de crianças com Erros Inatos da Imunidade

Teste do Pezinho Ampliado diagnostica e salva vidas de crianças com Erros Inatos da Imunidade

06/06 – Dia Nacional do Teste do Pezinho

 

Um grande aliado para diagnosticar e tratar precocemente os Erros Inatos da Imunidade (EII) é a contagem de TREC e KREC no Teste do Pezinho Ampliado, que já é realidade em algumas cidades brasileiras e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Teste do Pezinho deve ser realizado entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê.

Os EII são defeitos genéticos em algum setor do sistema imunológico que predispõem a uma maior chance de desenvolver infecções comuns de forma recorrente, como otites, pneumonia, sinusites, entre outras infecções graves ou por microorganismos incomuns, assim como doenças alérgicas graves, autoimunes, inflamatórias e câncer.

Aproximadamente, 500 doenças que fazem parte Erros Inatos da Imunidade e estima-se que cerca de 70% a 90% dos pacientes ainda não estejam diagnosticados. Além disso, há a subnotificação. Apenas 2 mil pessoas com EII no Brasil constam no registro da Sociedade Latino-americana de Imunodeficiências.

Os especialistas do Departamento Científico de Erros Inatos da Imunidade da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) estão à disposição para detalhar a pauta.