A inteligência artificial é uma ameaça à profissão de corretor de imóveis?

A inteligência artificial é uma ameaça à profissão de corretor de imóveis?

“Traga o seu sentimento para a conversa. As pessoas estão muito carentes”

Há pouco mais de 10 anos, quando surgiram as primeiras startups de locação e venda on-line, discutia-se como ficaria o papel do corretor de imóveis, se ele perderia espaço. Atualmente, com a inteligência artificial (IA) nos holofotes do mundo, vários profissionais se sentem ameaçados, incluindo aqui – e de novo – o corretor de imóveis.

“A tecnologia é irreversível e avança em uma velocidade impressionante. A inteligência artificial é a bola da vez e o Chat  GPT a grande atração do momento. A profissão de corretor de imóveis não vai acabar, mas a IA vai filtrar e deixar no mercado aqueles que se atualizarem e aprenderem a usar essas novas tecnologias a seu favor.”, comenta Daniel Rosenthal, empresário, mentor e escritor, que se dedica a modernizar e humanizar a profissão do corretor de imóveis.

Rosenthal explica: hoje todo o mundo tem acesso à informação e o corretor de imóveis precisará mostrar para o cliente que ele pode agregar valor na negociação e na prestação do serviço. Ele compara a um restaurante. “Se você não é bem atendido, você não quer pagar os 10%? O mesmo acontece na corretagem de imóveis intermediação imobiliária, o profissional precisa estar atento aos detalhes, aprofundar e conhecer a história do cliente, fazer com que seja uma relação além da pura venda ou compra do imóvel.”

O que se espera de um corretor de imóveis na era da IA?

Primeiramente, que seja honesto e confiável. Que tenha experiência, reputação e que ajude a encontrar o imóvel certo para a compra, contribuindo nas negociações, precificando o imóvel de forma correta e dentro de um prazo específico.  Parafraseando com Zig Ziglar: “pare de vender, comece a ajudar”.

Rosenthal conta que os corretores de hoje fazem ligações telefônicas para vender, sem saber se a pessoa está procurando imóvel, se está querendo vender o que tem. Ligam a esmo. Para o mentor de imóveis, o corretor deve se conectar e, a partir daí, sentir se o cliente está no ciclo de fazer negócios, ou seja, se está comprador, vendedor ou sem interesse ou necessidade no momento. Só depois dessa análise deve oferecer o seu serviço ou algum produto específico. Conexão e relacionamento são duas palavras chaves no segmento imobiliário.

“Nenhuma inteligência artificial é capaz de substituir a relação humana e tampouco uma negociação bem-sucedida. A inteligência artificial ainda não é capaz de lidar com cenários complexos, com detalhes de negociação e nem chega perto da intuição humana. O chat GPT é um grande banco de dados cruzando informações conforme a pergunta. Logicamente é uma ferramenta excelente para o nosso dia a dia, pois contribui  não só com os corretores, mas com diversos profissionais, da redação de um e-mail até a proposta comercial”, explica Rosenthal.

Para o empresário e escritor, a consultoria do corretor de imóveis é muito mais ampla.  O bom profissional deve provocar uma reunião pessoal, olho no olho, porque daí ele vai sentir a energia e passar a credibilidade, o conhecimento e estabelecer a conexão. “E quando você se conecta, cria-se um elo, independentemente do produto que está vendendo. Esse cliente vai permanecer com você, mesmo que a compra ou venda não tenha dado certo, ele vai querer que você continue prestando o serviço. A conclusão do negócio se torna consequência. Só conquistamos um cliente após fechar o segundo negócio”, enfatiza Rosenthal, e finaliza:“ Precisamos humanizar a profissão e, principalmente, a relação entre corretor e cliente. Não se pode querer vender um imóvel pensando apenas na comissão. Traga o seu sentimento para a conversa. As pessoas estão muito carentes…é preciso entender, acolher. Nenhuma inteligência artificial tem esse poder. Portanto, atente-se aos detalhes e recrie a sua visão e conduta da profissão.”

 

Sobre Daniel Rosenthal – empresário, mentor, escritor. Dedica-se a modernizar e humanizar a profissão do corretor de imóveis com referência global por meio de cursos, palestras e consultoria. Daniel Rosenthal é o idealizador do Investir USA Expo – o maior evento de investimentos imobiliários nos Estados Unidos e América Latina – com edições em São Paulo-SP, Curitiba-PR, Brasília-DF, Rio de Janeiro-RJ, Orlando-FL, Boston-MA, Bogotá, Lima e Cidade do México. Também foi consultor de marketing da Lennar no Brasil, maior construtora de imóveis residenciais dos EUA, e da Golden Gate Global, gestora de investimentos em São Francisco-CA. Atualmente, Rosenthal é o idealizador e gestor do Palco Digital Real Estate Brasil na Expo Digitalks 2023 (maior evento de negócios digitais da América Latina), colunista do blog do Aplicativo Homer e da revista CEO’s Club, mentor de diversos empresários da indústria imobiliária nacional e diretor da Keller Williams no Estado de São Paulo..

 

Serviço:

Site: https://danielrosenthal.com.br/

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/danielrosenthalglobal/

Instagram: @daniel_rosenthalbrasil

Facebook: @danielrosenthal