Especialistas em saúde óssea promovem campanha em hospital infantil

Especialistas em saúde óssea promovem campanha em hospital infantil

  • Médicos alertam para prevenção da osteoporose, que começa já na infância
  • 20 de outubro é o Dia Mundial de Combate à Osteoporose

 

A campanha Previna a Osteoporose: Mexa-se!”, da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO) terá uma ação especial para o público infantil, no dia 11 de outubro, na parte da manhã. O Local escolhido foi o Hospital Infantil Darcy Vargas, localizado no Morumbi.

“É muito importante que nossas crianças cresçam conscientes de que a saúde óssea na vida adulta depende já de ações na infância. A exposição solar para atingir bons níveis de vitamina D e o exercício físico são pilares do brincar ao ar livre e, da mesma forma, aliados à ingestão de alimentos ricos em cálcio, preferencialmente de derivados lácteos, são aliados da prevenção à osteoporose no futuro.”, comenta Dr. Sérgio Maeda, presidente da ABRASSO.

A ação terá orientações gerais de prevenção à osteoporose com distribuição de folhetos explicativos aos pais e cuidadores, circuito lúdico para crianças até 7 anos e gincana para maiores de 8 anos. Painel eletrônico com jogo da memória e folha de colorir, ambos para falar dos alimentos importantes para o osso, também fazem parte da ação.

“Além das medidas de prevenção de problemas ósseos, que são comuns a todas as crianças, existem fatores de risco que aumentam a probabilidade de osteoporose em crianças. Isso inclui baixa ingestão de cálcio ou vitamina D, desnutrição, uso de anticonvulsivantes que afetam o metabolismo da vitamina D, uso de glicocorticoide que prejudica a absorção intestinal de cálcio, presença de doenças crônicas que afetam a absorção de cálcio e fósforo, e limitação de locomoção, como em casos de doenças neurológicas que resultam em baixa atividade física”, comenta Dr. Guido Colares, endocrinologista da ABRASSO e organizador da ação no Hospital Darcy, ao lado de uma equipe multidisciplinar.

A osteoporose se caracteriza por perda de massa e deterioração de qualidade óssea conforme vamos ficando mais velhos, principalmente após a menopausa nas mulheres. É uma doença silenciosa, que muitas vezes só é diagnosticada quando a pessoa sofre uma fratura óssea após uma queda, sendo os principais locais de fratura punho, coluna e quadril.

Estatísticas:

  • As fraturas na infância são comuns, com cerca de metade das crianças sofrendo pelo menos uma fratura antes da idade adulta, e mais de 20% das crianças com fraturas já sofreram uma fratura óssea anterior.
  • Sessenta e cinco por cento de todas as fraturas de ossos longos na infância envolvem a extremidade superior e 7% a 28% envolvem a extremidade inferior. As fraturas dos membros inferiores tendem a ter o maior impacto na vida diária devido afetar a mobilidade da criança.
  • Na infância, as fraturas vertebrais são raras na ausência de trauma, mas podem ser frequentes em pacientes com condições genéticas e doenças crônicas que predispõem a fraturas, e impactar o crescimento e desenvolvimento motor das crianças e adolescentes.
  • A ocorrência de fraturas de repetição ou fraturas vertebrais, principalmente sem trauma evidente, deve ser sempre investigada em crianças e adolescentes a fim de realizar o diagnóstico precoce de doenças predisponentes e evitar maiores impactos na saúde durante a vida adulta.

Nos adultos:

  • Nas mulheres acima de 45 anos de idade, as fraturas por causa da osteoporose resultam em mais dias de hospitalização do que muitas outras doenças, incluindo diabetes, infarto e câncer da mama;
  • Cerca de 20% a 24% dos pacientes vão a óbito no primeiro ano após uma fratura de quadril;
  • Cerca de 40% das pessoas que tiveram fratura no quadril ficam incapazes de andar sem ajuda; 60% necessitam de assistência um ano depois; 80% não conseguem dirigir e/ou fazer compras.
  • 33% dos pacientes com fratura de quadril ficam totalmente dependentes ou em casa de repouso no ano seguinte à fratura de quadril.

A campanha “Previna a Osteoporose: Mexa-se!” é gratuita e dirigida para todas as faixas etárias.

 

Dia Mundial de Combate à Osteoporose

Previna a Osteoporose: Mexa-se!

Hospital Darcy Vargas

Dia 11/10, das 9 às 12 horas

Orientações gerais, gincanas, jogos

Gratuito e destinado aos pacientes do Hospital e seus cuidadores

 

 

Sobre a ABRASSO

A ABRASSO, Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo, representa a união das três principais sociedades médicas dedicadas ao estudo da osteoporose e do osteometabolismo no Brasil: SBDENS (Sociedade Brasileira de Densitometria Clínica), SOBEMOM (Sociedade Brasileira para Estudo do Metabolismo Ósseo e Mineral) e a SOBRAO (Sociedade Brasileira de Osteoporose).

Criada em 2011, conta hoje com cerca de 1.500 associados de diversas especialidades médicas, além de outros profissionais da área da Saúde que, juntos, têm a missão de difundir o conhecimento científico, estimular o ensino,  a pesquisa e realizar ações preventivas da saúde junto ao público em geral.

 

Serviço

Instagram: https://www.instagram.com/abrassonacional/

Facebook: https://www.facebook.com/abrassonacional/

YouTube: https://www.youtube.com/@ABRASSO

Podcast (Spotify): https://bit.ly/3ZGGbQc