Dietas malucas para perder peso rapidamente: cuidado!

Dietas malucas para perder peso rapidamente: cuidado!

Quando vai chegando o Verão, a busca por dietas milagrosas dispara e – na maioria das vezes – sem a orientação de um especialista, o que pode levar a graves riscos para a saúde.

A endocrinologista Dra. Lorena Lima Amato explica que receitas radicais não sustentam a mudança estruturada do estilo de vida e o resultado é o efeito sanfona, emagrece, mas ganha tudo de novo assim que a dieta é suspensa. Perda de peso definitiva é baseada em hábitos saudáveis.

A novidade do momento são as very low calorie diet, que somam no dia cerca de 600 calorias. Algumas chegam a somar até 300 calorias diárias. Esse tipo radical de dieta precisa ter o acompanhamento de um médico, pois pode oferecer riscos à saúde. “Pode haver distúrbio hidroeletrolítico e desidratação. Pacientes com comorbidades, como diabetes e hipertensão, podem ter hipotensão, queda na pressão e hipoglicemia. Inclusive, perda de peso rápida pode levar à colelitíase, conhecida como pedra na vesícula”, explica Dra. Lorena Amato.

Mudança de estilo de vida – Nenhuma dieta se sustenta se a pessoa não estiver disposta a mudar seus hábitos. “Não existe mágica, mas sim a reestruturação do estilo de vida: atividade física – no mínimo – três vezes na semana e com uma hora de duração por dia, alimentos mais saudáveis como frutas, legumes, verduras e carnes com baixo teor calórico, não beber ou diminuir a ingestão de álcool e não fumar fazem parte desse pilar muito importante para perder peso com saúde”, alerta a especialista.

 

Sobre a Dra. Lorena Lima Amato – A especialista é endocrinologista pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), com título da Sociedade Brasileira de Endocrinologia (SBEM), endocrinopediatra pela Sociedade Brasileira de Pediatria e doutora pela USP.

 

Serviço:

Site: https://endocrino.com/

www.amato.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/dra.lorenaendocrino/