Vai para os EUA? Aproveite para conhecer as oportunidades de investimento das casas de férias em Orlando
Casas temáticas, como esportes e personagens da Disney, são mais valorizadas
Passar férias em Orlando pode ser uma boa oportunidade para conhecer as oportunidades de investimento que a cidade reserva. Para diversificar o portfólio de investimento, mitigando o risco de deixar todas as aplicações em solo brasileiro, não é de hoje que muitos investidores compram imóveis em Orlando com a finalidade de alugá-las para temporada de férias. Porém, é preciso ter em mãos algumas informações para obter um ROI (retorno sobre o investimento) adequado.
Primeiramente, apenas em Orlando é possível investir nesse nicho de imóvel para temporada, pois lá existem contratos de curta temporada que permitem a locação de um dia, uma semana, um mês e até um ano, diferentemente do que ocorre em outros locais dos Estados Unidos. É a opção de investimento que mais atende às expectativas e desejos dos brasileiros. A média de investimento em um imóvel é de US$300 mil, porém para locações de longo prazo há oportunidades a partir de US$160 mil.
O financiamento também é possível, mesmo que seja apenas para investimento e, embora seja burocrático como em todo lugar do mundo, é sistemático, ou seja, é possível saber quando começa e quando termina o processo. O financiamento pode ser feito em 30 anos e a entrada para financiar deve corresponder, em média, a 30% do valor total do imóvel. Os juros ficam em torno de 5,5% ao ano.
A plataforma online InvestUSA360, que reúne informações e serviços para quem quer investir em imóveis ou se mudar para os EUA, tem um programa especial em Orlando com profissionais brasileiros para receber e atender os turistas que desejam conhecer condomínios de férias ou que planejam ir morar definitivamente para o País.
Temas esportivos e personagens da Disney – Ser dono de uma casa de férias é ser dono de um mini-hotel. Mas o que é preciso fazer no imóvel para ele oferecer entre 8% e 10% de retorno anual e em dólar? Além da localização e condomínio com boa estrutura de lazer, a decoração é item de extrema relevância.
“Ela deve seguir os padrões de decoração americanos e europeus, que gostam de cores mais fortes e de temática, ou seja, casas ambientadas com temas esportivos e personagens da Disney são exemplos. A decoração não deve seguir o estilo brasileiro, que vai para uma linha clean, em tons pasteis. Lembrando que quem aluga mais imóveis em Orlando são os próprios americanos, ou seja, o turismo doméstico”, conta Daniel Rosenthal, empreendedor do segmento de imóveis nos EUA e diretor da InvestUSA360.
A decoração custa em média 8% do valor do imóvel. Mas investir um pouco mais do que isso faz a diferença para que taxa de retorno e tempo de ocupação sejam maiores. Segundo Daniel Rosenthal, trata-se de uma recuperação do investimento muito fácil.
Existem empresas especializadas que entregam a casa totalmente decorada no prazo de 30 a 40 dias, incluindo edredons, travesseiros, talheres, louças, equipamentos eletrodomésticos, vasos, quadros, enfim, pronta para o hóspede entrar.
Conheça outras dicas para que seu imóvel esteja sempre alugado:
- Opte pelas casas acima de 4 dormitórios para investir e não use o imóvel nas épocas mais procuradas pelos turistas. Alguns exemplos: março e abril são meses de alta temporada nos Estados Unidos e, claro, em Orlando, por causa do Spring Break, as férias escolares nos EUA e Canadá.
- Contrate uma property manager, que são empresas que administram o imóvel. Fazem a promoção do imóvel, o check-in e check-out e toda a gestão, incluindo alguns pagamentos relacionados ao imóvel. Elas custam 20% do valor do aluguel, mas, segundo Rosenthal, são de extrema importância. “Fique com a que ofereça o pacote mais completo de serviços. É diferente de uma imobiliária. Estamos distantes, não conhecemos a cultura e as rotinas do americano”, recomenda.
Imóveis que estão dentro dessa linha descrita acima costumam apresentar uma taxa de ocupação entre 60% e 80%. O tempo de locação depois do imóvel pronto é praticamente imediata.
Sobre Daniel Rosenthal – Empreendedor do segmento imobiliário internacional, Daniel Rosenthal ficou conhecido pela Investir USA Expo, voltado para imóveis no exterior, o maior evento do segmento no Brasil. Atualmente, o empresário é diretor da InvestUSA360, plataforma que reúne especialistas internacionais parceiros nas áreas de imigração, imóveis, investimentos, câmbio, financiamento, impostos e gerenciamento de propriedades, para responder dúvidas e prosseguir com os diferentes processos relacionados a morar ou investir nos EUA. Também é o criador da plataforma Corretor Global e Diretor da Casabranca Negócios Imobiliários.