Conectividade para tratar distúrbios respiratórios do sono é destaque na Hospitalar

Conectividade para tratar distúrbios respiratórios do sono é destaque na Hospitalar

Diagnóstico, tratamento e monitoramento agora podem ser feitos à distância e por meio de uma plataforma tecnológica chamada de AirView™ capaz de monitorar – remotamente – os distúrbios respiratórios do sono. Esse será um dos destaques da 25ª edição da Hospitalar 2018, que acontece entre os dias 22 e 25 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo. O AirView™ é uma inovação do portfólio da ResMed, empresa líder no relacionamento entre pacientes e prestadores de serviços médicos, por meio da saúde conectada.

Cerca de 75% dos brasileiros relatam ter pelo menos uma queixa de sono, sendo as mais comuns: sono leve e insuficiente, ronco e insônia. Esses resultados indicam que, aproximadamente, 108 milhões de brasileiros podem ter algum distúrbio, segundo a Associação Brasileira do Sono. A apneia do sono, que são as pausas respiratórias que acontecem durante o sono e hoje um dos distúrbios mais prevalentes na população está associada a algumas comorbidades como hipertensão, diabetes e obesidade.

“A apneia do sono é muito mais comum do que imaginávamos. Um a cada três adultos na cidade de são Paulo tem apneia, que pode causar, além de ronco alto, sono de má qualidade, sonolência diurna, cansaço e também contribuir para hipertensão, arritmia cardíaca e risco aumentado de morte por doença cardiovascular”, explica o Dr.  Geraldo Lorenzi Filho, médico pneumologista especialista em sono.

Autonomia para o paciente e otimização para o médico – O paciente já pode realizar a poligrafia, exame diagnóstico da apneia do sono simplificado, sem sair de casa e com total autonomia. “Com orientação de médico especializado ele usa o ApneaLink™ Air, dispositivo que registra, entre outros dados, o fluxo de ar nasal e esforço respiratório durante o sono, permitindo avaliar o tipo de distúrbio”, declara Alexander Gaya, Gerente de Desenvolvimento de Mercado da ResMed para América Latina.

Os registros feitos durante o sono são enviados para uma base de dados segura na ‘nuvem’ disponível para o médico acessar, por meio da plataforma de conectividade AirView™. Assim, ele pode fazer o correto diagnóstico e traçar a melhor estratégia terapêutica, acompanhando o paciente e garantindo a melhor aderência ao tratamento. “O monitoramento remoto tem demonstrado principalmente na América Latina ser um fator crucial na adesão ao tratamento por parte dos pacientes”, declara Carlos Montiel, Gerente Geral da ResMed para América Latina.

Empoderamento do paciente – outra inovação é o myAir™, programa online para pacientes que usam os dispositivos CPAP e VPAP™ da ResMed (entre eles o AirSense™10), que permite que a pessoa monitore diariamente o progresso de seu tratamento entre as consultas médicas – uma vez que está sincronizado com o dispositivo terapêutico – permitindo acesso ao médico, via AirView, para avaliação dos dados diários do tratamento. As máscaras nasais e faciais também são importantes recursos durante o tratamento da apneia do sono em razão de serem modernas e anatomicamente adaptáveis.

De acordo com a Associação Brasileira do Sono, cerca de 30% dos adultos e 10% das crianças têm apneia do sono.

Hospitalar 2018

Data: 22 a 25 de maio

Horário: das 11 às 20 horas

Local: Pavilhão Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – SP

A plataforma AirView™ e os dispositivos ResMed podem ser encontrados nos seguintes stands:

– VitalAire

– Lumiar

– JG Moriya

– White Martins

– ASSOBRAFIR

O credenciamento para obter mais informações sobre as soluções ResMed durante a Hospitalar 2018 pode ser feito pelo e-mail: imprensa@gengibrecomunicacao.com.br ou (11) 94466-0408.

Sobre a ResMed – A ResMed (NYSE: RMD, ASX: RMD) é uma empresa de saúde líder conectada com mais de 4 milhões de dispositivos na nuvem para monitoramento remoto diário de pacientes, mudando vidas a cada respiração. Seus dispositivos premiados e soluções de software ajudam a tratar e controlar a apneia do sono, doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças respiratórias. A ResMed já mudou, significativamente, mais de 12 milhões de vidas. Sua equipe conta com 6 mil membros que trabalham com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, reduzir o impacto da doença crônica e economizar custos relacionados aos cuidados de saúde em mais de 120 países. Informações: https://www.resmed.com/pt-br/consumer.html

Sobre a Hospitalar – Principal feira multissetorial de saúde das Américas e segunda maior do mundo. Apresenta os mais importantes lançamentos da indústria brasileira e internacional de produtos e serviços médicos e hospitalares. Atua também como grande fórum do setor na América Latina, discutindo temas ligados à gestão dos estabelecimentos de saúde, tendências de mercado e do sistema de atendimento médico no Brasil e no mundo. São 1.200 empresas expositoras do Brasil e do exterior. São 82 mil m2 e uma expectativa de 90 mil visitas. Dirigentes de hospitais, clínicas e laboratórios, médicos, enfermeiros, dentistas, distribuidores, empresários, profissionais que influenciam e decidem compras em estabelecimentos de saúde, compradores internacionais, lideranças setoriais, pesquisadores do setor de saúde, professores e estudantes de medicina estão entre o perfil que visita a Hospitalar.

Informações: www.hospitalar.com