Líder global em saúde com soluções digitais conectadas à nuvem escolhe SP para ser a matriz da América Latina

Líder global em saúde com soluções digitais conectadas à nuvem escolhe SP para ser a matriz da América Latina

Empresa faturou U$S 2.1 bilhões em 2017 com mais de 4 milhões de vidas conectadas ao digital

Para garantir que brasileiros tenham acesso ao diagnóstico e tratamento para os distúrbios do sono, especialmente a apneia, a ResMed (NYSE: RMD, ASX: RMD), líder global em cuidados de saúde conectados na nuvem, com mais de 4 milhões de pacientes monitorados digitalmente, abre sua matriz na América Latina na cidade de São Paulo. O Brasil corresponde a 50% do faturamento entre os países latino-americanos.

Por meio de ações de conscientização, que serão 90% digital, a empresa quer empoderar os pacientes para o tratamento da apneia do sono, já que com a tecnologia existente hoje, com CPAPs (equipamento utilizado para o tratamento da apneia) e aplicativos, o médico pode acompanhar a evolução da doença à distância, proporcionando bem-estar e iniciativas corretas para o tratamento ideal da apneia.

A estratégia de investimento no Brasil é de médio e longo prazos, de acordo com a empresa, para fazer com que mais pacientes conheçam sobre a doença. “Queremos ajudar os profissionais da saúde a tratar os pacientes que não são tratados hoje e, consequentemente, buscar cobertura e reembolsos nos planos de saúde e SUS para que as pessoas que não têm boas condições econômicas consigam ter acesso à tecnologia, tudo baseado na conectividade. Os trabalhos que vamos desenvolver levarão benefícios para toda a cadeia – pacientes, médicos e fontes pagadoras – reduzindo custo, aumentando a adesão ao tratamento e, claro, resultando no impacto positivo que trará na vida do paciente”, explica Carlos Montiel, Gerente Geral da ResMed para América Latina.

Início adiado – O projeto começou em 2015, quando a empresa decidiu abrir a operação na América Latina. Porém, a situação econômica naquele momento, principalmente no Brasil, adiou os planos.

Os sinais de recuperação da economia brasileira, no final do ano passado, trouxeram condições para a retomada de planos. “Vamos gerar empregos, modificar processos e mudar a dinâmica do mercado”, comenta Montiel.

Alexander Gaya, Gerente de Desenvolvimento de Mercado da ResMed para América Latina, explica que a presença estruturada da empresa no Brasil será um acelerador para contribuir para a conscientização dos pacientes de apneia, que se tornou um problema de saúde pública.

“Organizamos uma equipe que vai desde a área clínica, comercial, marketing e desenvolvimento de mercado até médicos e profissionais da Saúde. Estamos começando um trabalho de envolvimento do paciente, com ações de conscientização que o apodere com informação de qualidade para que chegue ao médico ciente de seu problema e possa contribuir para o seu próprio tratamento, inclusive fazendo o seu próprio monitoramento através de aplicativos”, explica Gaya.

Resultados Financeiros – Com capital aberto na Bolsa norte-americana e na Austrália, a ResMed no Brasil representa 50% do faturamento da América Latina e com as ações de conscientização sobre a apneia do sono no Brasil prevê crescimento de 15% a 20% ao ano.

No 1º trimestre, a empresa divulgou os resultados de sua operação mundial, com um faturamento de U$S 2.1 bilhões em 2017, registrando 10% de crescimento no lucro por ação ajustado e retorno de 77% de fluxo de caixa livre ao acionista nos últimos cinco anos.

Apneia – As pesquisas disponíveis sobre a apneia do sono no Brasil são poucas e, na sua maioria, regionalizadas. Estudo conduzido na cidade de São Paulo aponta que 32.8% das pessoas têm apneia do sono. Outra pesquisa mostrou que distúrbios respiratórios do sono estão presentes em 76% dos pacientes com insuficiência cardíaca. Um terço dos pacientes com diabetes podem apresentar apneia e 40% dos pacientes com síndrome metabólica são portadores desse distúrbio do sono

Sobre a ResMed – A ResMed (NYSE: RMD, ASX: RMD) é uma empresa de saúde líder conectada com mais de 4 milhões de dispositivos na nuvem para monitoramento remoto diário de pacientes, mudando vidas a cada respiração. Seus dispositivos premiados e soluções de software ajudam a tratar e controlar a apneia do sono, doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças respiratórias. A ResMed já mudou, significativamente, mais de 12 milhões de vidas. Sua equipe conta com 6 mil membros que trabalham com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, reduzir o impacto da doença crônica e economizar custos relacionados aos cuidados de saúde em mais de 120 países. Informações: https://www.resmed.com/pt-br/consumer.html