Indecisão sobre reformas leva investidor a estratégias de hedge que incluem a diversificação internacional

Indecisão sobre reformas leva investidor a estratégias de hedge que incluem a diversificação internacional

Para especialista, mercado variável brasileiro é muito volátil para ser a base de uma carteira de investimentos equilibrada 

A expectativa acerca das reformas necessárias, incluindo a reforma da Previdência, tem gerado uma onda de otimismo no governo de Jair Bolsonaro. Dólar mais baixo quando comparado à época das eleições e a perspectiva de investimento estrangeiro retornando ao País são alguns pontos que sinalizam a retomada do crescimento da economia brasileira em 2019.  

Pedro Barreto, chairman e fundador da Ativore Global Investments, empresa que assessora investimentos privados em ativos imobiliários nos Estados Unidos, diz que é consenso entre os economistas que o Brasil se encontra numa trajetória fiscal insustentável no longo prazo, sendo uma incógnita quanto tempo essa situação pode permanecer sem uma crise gravíssima, a chamada vulnerabilidade fiscal.  

Não existem respostas certas, mas estudos recentes apontam para uma probabilidade entre 6% e 75% de que essa situação ocorra até 2022, dependendo das medidas que venham a ser implementadas pelo governoÉ no mínimo prudente que o investidor brasileiro reconheça que estão em curso mudanças estruturais que poderão expor a riscos carteiras fortemente concentradas no Brasil. Esse contexto implica, necessariamente, no desenvolvimento de estratégias de hedge (proteção) que incluem a diversificação internacional”, analisa Barreto. 

O chairman da Ativore enfatiza ainda que tais estratégias não têm a ver com movimentos especulativos visando obter ganhos com flutuações de curto prazo do real face ao dólarPara ele, o investidor passivo e com foco no longo prazo irá definir: 1) uma percentagem ótima de alocação internacional de sua carteira; 2) as classes de ativos alinhadas com seu perfil e posicionamento para o longo prazo; 3) o timing de entrada observando o risco de “trocar de pé”, ou seja, posicionar-se numa classe de ativos volátil no momento errado e ter dificuldades em rentabilizar seu capital mesmo no longo prazo. 

Nesse sentido, vale analisar o gráfico a seguir, que compara a rentabilidade real (descontada a inflação) de três classes de ativos para vários prazos de investimento (imóveis no Brasil não estão incluídos por falta de dados estatísticos robustos).  

 O longo ciclo de valorização dos mercados acionários norte-americanos poderá acender sinais de alerta contra o timing atual de entrada nesses mercados e, apesar do otimismo com o governo eleito no Brasil, o mercado variável brasileiro é muito volátil para ser a base de uma carteira de investimentos equilibrada. Nesse contexto, os imóveis para renda nos EUA poderão oferecer uma alternativa mais segura, dada a baixa volatilidade dessa classe de ativos e sua reduzida correlação com os mercados acionários”, analisa Pedro Barreto 

Reglobal – investidores brasileiros de alta renda e especialistas do mercado imobiliário norte-americano estarão reunidos em abril, no Rio de Janeiro, e em São Paulo, durante a 4ª edição do Reglobal Conference, evento que tem como objetivo estimular o networking entre palestrantes e participantes por meio de painéis de discussões e reuniões privadas para promover uma análise profunda sobre as alternativas de investimento em ativos imobiliários nos EUA.  

Reglobal Conference 

Rio de Janeiro: 

Data: 2 e 3 de abril 

Local – JW Marriot – Av. Atlântica, 2600  Copacabana 

Horário – 9 horas às 13h30  

 

São Paulo: 

Data: 4 e 5 de abril 

Local – Renaissance – Alameda Santos, 2233 – Cerqueira César 

Hora  9 horas às 13horass 

 

 Sobre a Ativore Global Investments – Criada em 2013 para atender ao crescente interesse de investidores pela diversificação internacional de ativos, a Ativore é especializada no desenvolvimento e manutenção de carteiras imobiliárias personalizadas nos EUA para os segmentos private wealth, disponibilizando uma equipe de profissionais com profundo conhecimento do segmento. Além de oferecer acesso internacional a oportunidades de investimento imobiliário seguras e rentáveis, a Ativore disponibiliza serviços de gerenciamento fiscal e societário das estruturas internacionais que servem como veículos de investimento de seus clientes. 

www.ativore.com.br 

http://blog.ativore.com/ 

Facebook – facebook.com/Ativore 

Twitter – @ativoreglobal 

LinkedIn – www.linkedin.com/company/ativore-global-investments