A menopausa vai muito além dos ‘fogachos’

A menopausa vai muito além dos ‘fogachos’

40% das mulheres não têm ideia sobre os sintomas

#COPEM2023

 

“Cerca de 40% das mulheres que entram na menopausa não têm ideia do que vai acontecer com elas. Portanto, é fundamental que sejam esclarecidas e procurem um médico, mesmo sem sintomas evidentes como os fogachos. Até porque, nem todas elas  apresentam fogachos, mas há uma série de modificações fisiológicas que invariavelmente vão acontecer com a mulher, tal como insônia, irritabilidade, flutuação do humor, sinais depressivos e isso acaba sendo atribuído a outros problemas e essas mulheres deixam de ser tratadas adequadamente”, alerta Dra. Dolores Pardini, endocrinologista palestrante do 15º Congresso Paulista de Endocrinologia e Metabologia – COPEM 2023, que acontece de 4 a 6 de maio de 2023, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Menopausa é a data da última menstruação. Os 12 meses decorrentes a esta data são chamados de perimenopausa, período classificado como janela muito importante para início da terapia de reposição hormonal.

“Toda mulher deve ser orientada sobre a aqueda abrupta do estrogênio, o fim da idade reprodutiva e as alterações do metabolismo basal. Ela tende a ganhar peso, há perda de colágeno, diminuição progressiva da libido, aumento da perda óssea e da função cognitiva. Se a paciente não for tratada no período que antecede ou sucede a última menstruação, ela poderá não recuperar a cognição. Isso tudo precisa ser informado para que a mulher não perca oportunidades de melhora na qualidade de vida”, explica Dra. Dolores, cuja aula no 15º COPEM será “Perimenopausa: o que a mulher precisa saber e esquecemos de contar”.

O tratamento de terapia de reposição hormonal é feito com estrógeno e progesterona para as pacientes com útero e apenas estrógeno para as pacientes sem útero. As dosagens e esquemas de vias de administração devem ser feitos de forma totalmente individualiza. Para as pacientes não elegíveis para a reposição, são usados inibidores de recaptação de serotonina e noradrenalina (antidepressivos). “O problema são os fogachos, mas entre as terapias alternativas estão medicações ainda na fase 3 de estudo, mas bastante promissoras”, conta a endocrinologista.

Ela reforça que o endocrinologista é o profissional que mais entende de hormônios e que o ideal é a paciente estar cercada de uma equipe multidisciplinar com endocrinologista, ginecologista, cardiologista e até fisioterapeuta e educador físico, pois o ganho de massa muscular é muito importante nessa fase.

“Toda mulher vai passar pela menopausa. Com mais informação e conhecimento, ela terá a oportunidade de se cuidar ainda na fase reprodutiva, dando atenção para alimentação balanceada, fazendo atividade física, tendo bons hábitos de vida e, assim, quando chegar na menopausa, todos os processos decorrentes do envelhecimento serão menos críticos”, finaliza a especialista.

“Perimenopausa: o que a mulher precisa saber e esquecemos de contar” é o tema de simpósio do COPEM 2023, congresso organizado pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP).

 

#COPEM2023

Centro de Convenções Frei Caneca,

Rua Frei Caneca 569, Bela Vista, São Paulo

4 a 6 de maio de 2023

www.copem2023.com.br

Credenciamento de imprensa: imprensa@gengibrecomunicacao.com.br

 

Sobre a SBEM-SP

A SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo) pratica a defesa da Endocrinologia, em conjunto com outras entidades médicas, e oferece aos seus associados oportunidades de aprimoramento técnico e científico. Consciente de sua responsabilidade social, a SBEM-SP presta consultoria junto à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, no desenvolvimento de estratégias de atendimento e na padronização de procedimentos em Endocrinologia, e divulga ao público orientações básicas sobre as principais doenças tratadas pelos endocrinologistas.

Serviço:

http://www.sbemsp.org.br

https://twitter.com/SBEMSP

https://www.facebook.com/sbem.saopaulo/

https://www.instagram.com/sbemsp/

https://www.youtube.com/c/SBEMSP

bit.ly/PODCASTSBEMSP